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Como Mudar de Contabilista

Mudar de Contabilista (© Linkedin Sales Solutions at Unsplash)

Porquê mudar de contabilista?

Quando um/a empresário/a sente a necessidade de mais apoio na gestão e contabilidade da empresa, porque sente não estar a seguir as melhores práticas contabilísticas, não ter o correto aconselhamento e esclarecimento de dúvidas, muitas vezes a solução passa por mudar de contabilista.

Mudar de contabilista é normalmente um processo simples, mas que precisa de alguns cuidados para garantir uma transição suave e sem prejuízos para a organização.


Quando é que se pode mudar de contabilista?

Pode-se mudar de contabilista em qualquer altura, mas se procura o momento mais propício, o ideal será na transição de um ano para o outro. Dessa forma, completa o ano anterior com a contabilidade atual – podendo até incluir a declaração de IVA e a apresentação de contas anuais que recaem no ano seguinte, e começa um ano novo com a nova contabilidade, sem sobreposições de responsabilidades.


Como mudar de contabilista?

  1. Verificar o contrato atual
    Para confirmar se existe algum procedimento relativo à rescisão, incluindo aviso prévio e algum custo associado à mudança, para evitar surpresas como multas ou encargos.
  2. Escolher um novo contabilista
    Procurar e selecionar um contabilista ou escritório de contabilidade que responda às necessidades da organização, tendo o seguinte em consideração:

    • Especialização: procurar experiência no seu ramo de atividade.
    • Credibilidade e referências: indicações sobre a reputação do profissional ou escritório.
    • Serviços: certificar-se que os serviços respondem às suas necessidades.
    • Custos: se o valor cobrado pelos serviços está dentro do seu orçamento.
  3. Comunicar a decisão ao contabilista atual
    Comunicar a mudança por escrito e de forma profissional, para que a transição seja clara e documentada. Com atenção a eventuais prazos de rescisão, se previstos no contrato de prestação de serviços.
  4. Pedir a documentação ao contabilista atual
    Solicitar a entrega de documentos e informações contabilísticas necessárias à continuação das atividades da empresa, incluindo: registos contabilísticos e fiscais, declarações de impostos enviadas, balanços e demonstrações financeiras, e apuramento de impostos e contribuições.
  5. Começar a trabalhar com o novo contabilista
    Prestar todas as informações para garantir uma transição ocorra sem problemas, já que o novo contabilista vai analisar os registos anteriores e garantir que as obrigações fiscais estão em dia. Esclareça qualquer dúvida e certifique-se de que os processos estão a ser seguidos corretamente.
  6. Formalizar a mudança
    Se necessário, permitir o acesso do novo contabilista à sua representação nos sites da Administração Tributária, Segurança Social e outros órgãos competentes.

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